Sessões SICEA

Prezada e Prezado,

Desejamos a todos um excelente encontro de muita partilha e construção.  Vamos  ocupar o II SICEA Inter-Regional Sul-Sudeste e resistir refletindo sobre os desafios e urgências   na formação docente e discente da contemporaneidade.

Cada apresentação terá a duração máxima de 15 minutos, e terá à sua disposição um projetor. Solicitamos que tragam o arquivo salvo na versão em PDF. No caso de vídeo ou áudio é importante que solicitem som.  É extremamente importante o respeito ao tempo das apresentações para o fluxo geral da programação. Ao final, teremos entre 30-40 minutos para debate.

Baixe o  PDF  da programação das sessões de 03/12/16 e confira a programação abaixo:

 

A Comissão Organizadora

II SICEA Inter-Regional Sul-Sudeste

OCUPAR E RESISTIR: desafios e urgências na formação docente

Programação das Sessões

Dia 03 de dezembro – Local: Colégio de Aplicação/ UFRJ

08h -10h – Sessão 1  

Jogos e Educação Fundamental I

SALA: 01  
COORDENADOR:  Leila Lira Peters
A
TÍTULO
AUTORES
1
APRENDIZAGEM DE JOGOS ELETRÔNICOS: ALGUMAS NARRATIVAS EM (INTER) AÇÃO
Leila Lira Peters; Maria Eduarda Rodrigues Padilha; Diane de Macedo Fernandes   (UFSC)
2
ESTRATÉGIAS INTERDISCIPLINARES A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS.
Janine Cecília Gonçalves Peixoto  (UFU)
3
JOGOS EDUCATIVOS: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO C. A. JOÃO XXIII
Alesandra Maia Lima Alves; Miriam Raquel Piazzi Machado; Kátia Diniz Coutinho Santos; Regina Ferreira Barra  (UFJF)
4
ERA UMA VEZ…UM, DOIS, TRÊS E… JÁ: OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Simone da Silva Ribeiro e Alesandra Maia Lima Alves   (UFJF)
5
RESSIGNIFICANDO O EDUCAR E CUIDAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Cristina Corrêa Fernandes; Andréa Relva da Fonte Gonçalves Endlich; Adriana Santos da Mata e Cláudia Vianna de Melo  (UFF)

 

 

08h -10h – Sessão 1  

Metodologia e formação docente no ensino de ciências

SALA: 02
COORDENADOR: Carla Mendes Maciel
B
TÍTULO
AUTORES
1
INTRODUZINDO A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: ETILENO versus ACETILENO NO PROCESSO DE AMADURECIMENTO DE FRUTAS
Carla C. Silva; Aparecida C. I. Ponzoni; Danilo Sousa-Pereira  (UFRJ)
2
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO CAP/UFRJ: COLETIVIDADE DOCENTE E RESISTÊNCIA POLÍTICA
Carla Mendes Maciel; Aline Machado; Ana Carolina Cunha; Camila Venturini; Filipe Porto; Isabel Van Der Ley Lima; Maria Matos; Natalia Tavares Rios; Nathália Terra; Pedro Teixeira; Rodrigo Borba;   Yvaga Poti Penido   (UFRJ)
3
A PESQUISA EM COLABORAÇÃO: ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Kely Cristina Nogueira Souto; Luiz Gustavo Franco; Danusa Munford; Vanessa Ferraz Almeida Neves (UFMG)
4
APROXIMANDO A NEUROCIÊNCIA DA SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lauren Martins Valentim; Claudia Nascimento Paz  (UFRGS)

08h -10h – Sessão 1  

Práticas e abordagens interdisciplinares

SALA: 03
COORDENADOR: Jansley Alves Chaves
C
TÍTULO
AUTORES
1
ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS SOLUÇÕES ENGENHOSAS
Denilson Fernandes dos Santos; Jansley Alves Chaves ; Marcelo da Silva Bueno ; Vânia Maria Rocha Gomes  (UFRJ)
2
JARDINS FRANCESES: UMA EXPERIÊNCIA TRANSDISCIPLINAR
Flávia Alves Gomes; Jansley Alves Chaves; Lorenna Bolsanello de Carvalho; Miriam de Andrade Levy  (UFRJ)
3
METODOLOGIA STEAM: ENSINAR ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DA CRIATIVIDADE E RACIONALIDADE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Fernanda Aranha Marques, Luiza Coutinho Martin (UFMG)
4
REFLETINDO SOBRE DIFERENTES PRÁTICAS DE ENSINO EM UM GRUPO DE TRABALHO DIFERENCIADO
Alice Trópia Resende; Ana Cristina Ribeiro Vaz  (UFMG)
5
HÁ INFINITOS MAIORES QUE OUTROS!
Leo Akio Yokoyama  (UFRJ)

08h -10h – Sessão 1  

Produção textual e literatura

SALA: 04
COORDENADOR: Juçara Benvenuti
D
TÍTULO
AUTORES
1
APRENDIZAGEM OU ENSINO? UMA PARCERIA DE SABERES E FAZERES NA EJA
Juçara Benvenuti  (UFRGS)
2
PRÁTICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Raquel Silveira Fonseca  (UFRJ)
3
O TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A FORMAÇÃO DOS LEITORES E A INFLUÊNCIA DOS PROFESSORES
Joyce Rodrigues Silva Gonçalves  (UFMG)
4
REFLEXÕES SOBRE O DIREITO À LITERATURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Neli Edite dos Santos  (UFU)
5
LITERATURA E EDUCAÇÃO LITERÁRIA: QUANDO A LITERATURA FAZ  SENTIDO(S)
Ana Crélia Dias   (Faculdade de Letras UFRJ)

08h -10h – Sessão 1  

Formação docente e metodologias no ensino de Geografia

SALA: 05
COORDENADOR: Marcelo de Moura Carneiro Campello
E
TÍTULO
AUTORES

1

INSTAGRAM E GLOBALIZAÇÃO: A PRODUÇÃO DE IMAGENS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Renato Coimbra Frias  (UFRJ)
2
CORPOREIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA PEDAGÓGICA
Malba Tahan Barbosa  (UFMG)
3
GRUPO DE TRABALHO DIFERENCIADO (GTD) – RELATOS DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG
Lucas da Silva Guimarães; Victor Lisboa da Cunha (UFMG)
4
TERRITÓRIOS CAPIANOS: REFLEXÃO, CIDADANIA E DEMOCRACIA
Marcelo Campello; Rafael Arosa de Mattos; Renato Frias; Vitor Sá;Carine Fontes  (UFRJ)

10h – 10:30h – intervalo com apresentação cultural

II SICEA Inter-Regional Sul-Sudeste

OCUPAR E RESISTIR: desafios e urgências na formação docente

Programação das Sessões

Dia 03 de dezembro – Local: Colégio de Aplicação/ UFRJ

10:30h – 12:30h – Sessão 2

Práticas de Leituras

SALA: 01
COORDENADOR: André Luís Mourão de Uzêda
F
TÍTULO
AUTORES

1

O MÓDULO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA E EXERCÍCIO DA ORALIDADE, CRIATIVADE E CRIAÇÃO
Érica Carolina da Silva Gomes; Izabelle Lima Marino
(UFJF)
2
OFICINA DE EXPERIVIVÊNCIAS POÉTICAS: POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO DO LEITOR DE POESIA
André Luís Mourão de Uzêda; Deborah de Godoy Almeida  (UFRJ)
3
BIBLIOTECA ESCOLAR E PROJETO PEDAGÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA
Ana Lúcia Ferreira Gonçalves; Gisele Araujo de Lima  (UFRJ)
4
PROJETO AUTONARRATIVAS: EXPERIÊNCIAS DO NARRAR EM TURMAS DE 9º ANO DO EFII
Maria Coelho Araripe de Paula Gomes  (UFRJ)

10:30h – 12:30h – Sessão 2

Formação docente na Educação Infantil e Fundamental I

SALA: 02
COORDENADOR: MIRIAM ABDUCHE KAÍUCA

G

TÍTULO

AUTORES

1
A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Deniele Pereira Batista  (UFJF)
2
RESSIGNIFICANDO O EDUCAR E CUIDAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Cristina Corrêa Fernandes; Andréa Relva da Fonte Gonçalves Endlich; Adriana Santos da Mata e Cláudia Vianna de Melo  (UFF)
3
FORMAÇÃO DOCENTE NO COLUNI-UFF – DE VOLTA PARA CASA
Ana Lúcia de Pinna Mendez  (UFF)
4
PROFESSORES-AUTORES CONSTRUINDO NOVAS FORMAS DE APRENDERENSINAR
Viviane Lontra Teixeira  (UFRJ)
5
FORMAÇÃO DE PROFESSOR: REFLEXÕES BAKHTINIANAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Miriam Abduche Kaiuca (UFRJ)

10:30h – 12:30h – Sessão 2

Arte e diversidade

SALA: 03
COORDENADOR: Ana Luíza Marques de Tovar Faro
H
TÍTULO
AUTORES
1
EU QUERO UM LÁPIS COR DE PELE
Ana Luiza Marques de Tovar Faro; Fátima Cristina Vollú da Silva Brito  (UFRJ)
2
OS MIL CABELOS DE RITINHA: RAÇA, CLASSE E IDENTIDADE NO ENSINO DE ARTE NA ESCOLA.
Kate Lane  (UFF)
3
COLÉGIO DE APLICAÇÃO, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO CONTINUADA E EM SERVIÇO DE PROFESSORES: SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO COM A LEI N. 10.639/03 EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR DE RIBEIRÃO DAS NEVES (MG)
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara; Thiago Camargo Barreto  (UFMG)
4
A ARTE CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Gabriela Casper  (UFF)
5
O CORPO E AS ARTES VISUAIS: ATRAVESSAMENTOS
Letícia Carvalho da Silva de Oliveira (UFRJ)

10:30h – 12:30h – Sessão 2

Arte, leitura e escrita

SALA: 04
COORDENADOR:  Lorenna Bolsanello de Carvalho
I
TÍTULO
AUTORES
1
ESCRITA COMO VISUALIDADE E VISUALIDADE COMO ESCRITA: GRAFITANDO UM PROJETO INTERDISCIPLINAR
Lorenna Bolsanello de Carvalho; Gilberto Cordeiro da Hora  (UFRJ)
2
O REINO DAS PALAVRAS QUE FABRICAVAM POESIAS: O SINTAGMA NOMINAL EM CONTO DE FADAS
Laryssa Amaro Naumann  (UFRJ)
3
A “ODISSEIA” DOS GÊNEROS TEXTUAIS: A ADAPTAÇÃO DE UM CLÁSSICO A SERVIÇO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Deborah de Godoy Almeida  (UFRJ)
4
A REALIZAÇÃO DE PROJETOS VOLTADOS PARA A MEDIAÇÃO DA LEITURA NAS BIBLIOTECAS DOS COLÉGIOS DE APLICAÇÃO
Tatyanne Christina Gonçalves Ferreira Valdez; Alberto Calil Júnior  (UFRJ)

10:30h – 12:30h – Sessão 2

Cotidiano escolar

SALA: 05
COORDENADOR: Josalba Ramalho Vieira
J
TÍTULO
AUTORES
1
A JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O CASO DO CA-UFSC COM O MP
Josalba Ramalho Vieira (UFSC)
2
PSICOLOGIA E PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CA/UFSC
Juliana Silva Lopes; Renato Ramos Milis (UFSC)
3
A COMPREENSÃO DO PAPEL DA MEMÓRIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Fernanda Aranha Marques; Elânia de Oliveira  (UFMG/ICB)
4
DIÁLOGO E PLANEJAMENTO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL FINAL DO CApESEBA
Klênio Antônio Sousa  (CAp ESEBA)
5
TRABALHAR A ESCOLA E NÃO A DEFICIÊNCIA: PELA NÃO INDIVIDUALIZAÇÃO E PATOLOGIZAÇÃO DA DIFERENÇA
Dayana Valéria Folster Antônio Schreiber;
Juliana Silva Lopes; Barbara Quadros Isidorio  (UFSC)

10:30h – 12:30h – Sessão 2

Práticas na Educação Infantil e 1o ano do Fundamental

SALA: 06COORDENADOR: Fátima Cristina Vollú
L
TÍTULO
AUTORES
1
PRÁTICAS AVALIATIVAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII/UFJF
Andreia Alvim Bellotti Feital ; Miriam Raquel de Piazzi Machado ; Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo  (UFJF)
2
QUANDO “ARBTHUR” VIRA VACA? PERCURSOS DE UM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.
Juliana Borges  (UFF)
3
DAR A ENSINAR, DAR A APRENDER COM BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFF
Adriana Santos da Mata; Ágatha Santos Gonçalve; Ana Cristina Corrêa Fernandes; Andréa Relva da Fonte Gonçalves Endlich; Bárbara Alves dos Santos; Cláudia Vianna de Melo;  Juliana Conhasco Moura Carneiro; Raysa Nunes Ferreira Rosa; Samara Guedes da Silva  (UFF)
4
UMA EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO EM DANÇA: DIÁLOGOS ENTRE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM DANÇA
Patrícia Gomes Pereira  (Dança UFRJ)
5
A IMAGEM NO PRIMEIRO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A RODA DE ARTE
Fátima Cristina Vollú da Silva Brito ; Sulamita Inácio Freire (CAp UFRJ)

12:30h – 14h– Almoço

II SICEA Inter-Regional Sul-Sudeste

OCUPAR E RESISTIR: desafios e urgências na formação docente

Programação das Sessões

Dia 03 de dezembro – Local: Colégio de Aplicação/ UFRJ

14h – 16:00h – Sessão 3

Arte, cultura, ensino e extensão

SALA: 01
COORDENADOR: Kelly Cristina Nogueira Souto
K
TÍTULO
AUTORES
1
EU ME DESLOCO EM MUITOS: UMA PARCERIA ENTRE O COLÉGIO DE APLICAÇÃO E A CASA DAROS
Anna Thereza de Menezes ; Ana Luiza de Tovar  (UFRJ)
2
O REGISTRO DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DA PESQUISA-AÇÃO
Christian Alves Martins ; Clarice Carolina Ortiz de Camargo  (UFU)
3
VIVÊNCIAS CULTURAIS E PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NO 1º CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA DO CP DA UFMG
Kely Cristina Nogueira Souto; Cecília Vieira do Nascimento; Paulo Henrique Pinto Coelho R. Alves  (UFSC)
4
EM TRÂNSITO NOS MUSEUS: A CONSTRUÇÃO DOS LUGARES PELA ARTE
Ana Thereza de Menezes ; Ana Luiza Tovar Faro; Fátima Cristina Vollú da Silva Brito ; Letícia Carvalho da Silva ; Sulamita Inácio Freire   (UFRJ)
5
QUEM SOMOS? UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O COLÉGIO UNIVERSITÁRIO GERALDO REIS (COLUNI – UFF)
Maria Cecília Castro; Kate Paiva  (UFF)

14h – 16:00h – Sessão 3

Práticas pedagógicas e Cultura Juvenil

SALA: 02
COORDENADOR: Guilherme Carvalho Franco da Silveira
M
TÍTULO
AUTORES
1
CURTA-CINE: LUZ, CÂMERA E CONVERSAS DE ADOLESCENTES
Laura Caixeta e Alessandra Santos (UFMG)
2
PROFESSORES E ADOLESCENTES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Cláudia Silva de Souza (CAp Eseba)
3
A RELAÇÃO DE ADOLESCENTES COM O SABER DAS PRÁTICAS CORPORAIS
Guilherme Carvalho Franco da Silveira (UFU)
4
CULTURAS JUVENIS NO ESPAÇO DA ESCOLA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
Túlio Campos (UFMG)
5
APTIDÃO FÍSICA PARA O DESEMPENHO ESPORTIVO NO PROJETO DE EXTENSÃO PREPARAÇÃO COMPETITIVA PARA O ENSINO DO ESPORTE
Hugo Dias Britto; Logan Pandolfi Fayer; Pedro Henrique Lobão; Patrícia Germano; Vinicius Pinheiro de Oliveira Rosa; Cátia Pereira Duarte  (UFJF)

14h – 16:00h – Sessão 3

Formação docente e espaços de construção de conhecimento

SALA: 03
COORDENADOR: MARCELO CAMPELLO
N
TÍTULO
AUTORES
1
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA BÁSICA: DIÁLOGOS E PRÁTICAS
João Guilherme de Magalhães Casemiro; Guilherme Sarmento de Mattos; Heloisa Helena Camelo da Silva; Maria Naíse de Oliveira Peixoto; Touise Mori Moreira; Vânia Nunes Morgado; Vitor Henrique Brito  
(UFRJ)
2
TRABALHANDO DE FORMA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA
Karine de Oliveira Bloomfield Fernandes; Gisele dos Santos Miranda; Diego Barbosa Moura; Ana Carolina Cassano Santos; Thaís Barreto Santos; Fernanda Beatriz Rosa Guimarães; Sulamita Albertassi do Carmo
(UFRGS)
3
O DIAGNOSTICO DO TRABALHO DOCENTE DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NA REGIÃO CARBONÍFERA DE SANTA CATARINA.
Victor Julierme Santos da Conceição;Lucas Vitali Formigoni   (UFSC)
4
ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM COLABORAÇÃO: EXPERIÊNCIAS NO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO GERALDO REIS
Monica dos Santos  (Coluni UFF)
5
LABORATÓRIOS DE APRENDIZAGEM (LA): ESPAÇO DIFERENCIADO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
Izabelle Lima Marina; Erica Carolina da Silva Gomes; Alessandra Maia Lima; Miriam Raquel Piazzi Machado (UFJF)

14h – 16:00h – Sessão 3

Práticas Interdisciplinares e pesquisa em ciências

SALA: 04
COORDENADOR: Isabel Van Der Ley Lima
O
TÍTULO
AUTORES
1
INTEGRANDO A ARTE NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS
Luiza Coutinho Martins (UFMG)
2
A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO EM MUSEUS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Isabel Van Der Ley Lima  (UFRJ)
3
APROXIMANDO AS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E A GEOGRAFIA:  A NTERDISCIPLINARIDADE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS
Marcelo Campello; Aline Machado  (UFRJ)
4
“SERES IMAGINÁRIOS”: UMA EXPERIÊNCIA DE AULAS COMPARTILHADAS ENTRE PORTUGUÊS E BIOLOGIA
George Luiz França; Fernanda Müller; Lúcio Ely Ribeiro Silvério   (UFSC)
5
ENTRE O CONFLITO E A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE:PROFESSORAS DE BIOLOGIA E A TEMÁTICA DA SEXUALIDADE
Felipe Bastos  (UFJF)

14h – 16:00h – Sessão 3

Formação docente e discente no ensino de História

SALA: 05
COORDENADOR: Alessandra Carvalho
P
TÍTULO
AUTORES
1
EXPERIÊNCIAS DOS LICENCIANDOS COM A AVALIAÇÃO: AS NARRATIVAS HISTÓRICAS E OS SENTIDOS DE “VERDADE” EM PAUTA
Diego Bruno Velasco  (História CAp UFRJ)
2
PELAS RUAS DA CIDADE: ENSINO DE HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E MEMÓRIA
Fernando Gaudereto Lamas; Simone Santos; Edylane Eiterer  (CAp UFJF)
3
ESTUDOS LATINO-AMERICANOS E O PENSAMENTO DECOLONIAL: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO CURRICULAR NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Edson Antoni  (UFRGS)
4
CULTURA HISTÓRICA DISCENTE E O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Alessandra Carvalho; Rayane Barreto  ( História CAp UFRJ)

14h – 16:00h – Sessão 3

Cultura tecnologias digitais na educação Básica

SALA: 06
COORDENADOR: Rafael Arosa de Mattos
Q
TÍTULO
AUTORES
1
CARTOGRAFANDO A DIVERSIDADE: MAPAS COLABORATIVOS DIGITAIS NO ESTUDO DO ESPAÇO URBANO
Rafael Arosa de Mattos  (UFRJ)
2
ENTRE CELULARES, TABLETS, CONSOLES E COMPUTADORES: USOS E SENTIDOS DE PRÁTICAS DIGITAIS NO COTIDIANO DE ADOLESCENTES
Guilherme Carvalho Franco da Silveira  (UFMG)
3
TRABALHANDO A PERDA DO CONTEXTO NAS REDES SOCIAIS: UMA AÇÃO PEDAGÓGICA NA EJA DO CAP-UFRGS
Deise Bastos; Clevi Rapkiewicz; Juçara Benvenuti  (UFRGS)
4
O USO DE MEMES NAS AULAS DE HISTÓRIA
Luisa Quarti Lamarão  (UFRJ)
5
BORDADURAS DIGITAIS: ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA TESSITURA DE PROJETOS COLABORATIVOS
Izabel Goudart   (UFRJ)
Anúncios